Espaço de divulgação da historia e cultura da localidade de Pascoal, no concelho de Viseu em Portugal. Da autoria e responsabilidade de Delfim Carlos R. Almeida
sábado, 18 de fevereiro de 2017
REGISTOS PAROQUIAIS DE PASCOAL ONDE PROCURAR DESDE O SECULO XVIII AO SECULO XXI
O problema de onde encontrar registos paroquiais de Pascoal começa pelo enquadramento das paróquias onde pertenceu Pascoal desde o seculo XVII até ao seculo XXI.
Desde o seculo XVII até a primeira metade do seculo XIX Pascoal fez parte da paróquia da Sé de Viseu designada por paróquia Oriental. A segunda metade do seculo XIX até ao seculo XXI a paróquia de Abraveses.
Do ano de 1674 até ao ano 1857 tem que procurar a informação na paróquia Oriental da Sé de Viseu. De 1857 até a atualidade tem que se procurar na freguesia de Abraveses.
A paróquia Oriental da Sé de Viseu tem registo de Óbitos e de Batismo desde 1674 e de casamento desde 1764.
A paróquia de Abraveses tem registos de óbitos desde 1857 e de batismo e casamento a partir de 1889.
Deve destacar-se que a paroquia de Abraveses só teve autonomia em 31/07/1889 e que no ano de 1958 teve uma divisão em que deixaram de pertencer a paroquia de Abraveses as localidades de Santiago, Esculca, Aguieira e parte da cidade junto a Cava de Viriato que deram origem á Paroquia de São José.
Só com a atenção a estes dados sobre as paróquias e as datas poderemos procurar nos registos paroquiais sem andar as cegas.
////////////////////// Nota 32 publicada no Caderno de Notas para a Historia de Pascoal Volume VI em 12 Janeiro 2017
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário