Espaço de divulgação da historia e cultura da localidade de Pascoal, no concelho de Viseu em Portugal. Da autoria e responsabilidade de Delfim Carlos R. Almeida
sábado, 18 de fevereiro de 2017
40 ANOS DE ELEIÇOES AUTARQUICAS LIVRES DE 1976 A 2016
A 12 de dezembro de 2016 comemoraram-se 40 anos de eleições autárquicas livres.
A freguesia de Abraveses também teve eleições autárquicas em 12/12/1976 saiu vencedor o PPD/PSD.
Ao longo dos quarenta anos houve 11 sufrágios eleitorais sendo que o PPD/PSD – Partido Social Democrata venceu 7 sufrágios eleitorais e o PS – Partido Socialista venceu 3, e o MCIPA – Movimento Cidadãos Independentes Por Abraveses venceu 1.
Foram presidente pelo PSD – José Ferreira, Fernando Pais da Silva, Jorge M. Sousa Mota; pelo PS – Luís Eduardo C. Silva e Celso M. Oliveira; pelo MCIPA – Rui Pedro Almeida.
Não houve nenhuma comemoração desta data penso que foi por andarem distraídos com a resolução do problema do largo do Arraial em Abraveses que dividiu a freguesia durante mais de um seculo ver nota 31 deste caderno de notas.
E sempre tempo de homenagear os homens que em democracia ousaram lutar por uma freguesia Abraveses melhor um venceram outos perderam é assim a democracia.
Ainda resistem em Pascoal vestígios desses tempos iniciais da vida em democracia- ver as fotografias:
1- A primeira fotografia é da porta de entrada do pátio dos Loureiros.
2- A segunda da casa que foi do Sr. Albano Ferreira Almeida maestro da banda musical Pascoalense junto á escola Primaria de Pascoal.
3- A terceira era na rua de Santo António pois as obras de reconstrução recentes durante o mês de Janeiro 2017 já a destruíram.
Ficam estes três exemplos todos relativos ao CDS mas houve muitas pinturas em paredes e portas de outros partidos como o PCP; PSD; PS que tempo levou com a modernidade. Estas fotografias mostram a alegria da democracia.
///////////////////////////////////// Nota 33 publicada no caderno de Notas para Historia de Pascoal Volume VI em 12/01/2017
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário