Espaço de divulgação da historia e cultura da localidade de Pascoal, no concelho de Viseu em Portugal. Da autoria e responsabilidade de Delfim Carlos R. Almeida
quarta-feira, 20 de julho de 2016
BANDEIRA DA FESTA DO POVO DE PASCOAL - Historia (1)
Tive o privilégio de me encontrar e conversar com a senhora dona Isabel Couto Loureiro a partir de agora designada por Belita como gosta que a chamem nascida em Pascoal no ano de 1939 e residente em Lisboa com profissão de professora do primeiro ciclo. A conversa teve a companhia do Fernando Rodrigues Ferreira que gravou e fotografou o encontro.
O motivo do encontro foi saber de histórias da Bandeira das festas do povo de Pascoal pois no ano de 1957 foi a dona Belita quem desenhou e costurou a bandeira das festas do povo de Pascoal.
Das muitas perguntas que lhe foram feitas uma delas foi o porque da criação da bandeira e o seu contexto. Respondeu que a bandeira foi feita para a marcha de Pascoal por ocasião das festas de Pascoal no ano de 1957 e que a marcha nesse ano foi longa de Pascoal a Abraveses, Santo Estevão, Orgens e Quintela de Orgens. A bandeira foi feita por iniciativa do Sr. Aníbal Almeida.
A dona Belita ofereceu duas fotografias inéditas sobre a marcha de Pascoal e sobre a bandeira que são as seguintes:
Fotografia marcha de Pascoal no Alto de Abraveses em 1957 com as seguintes pessoas: em cima do cavalo Dona Belita; a conduzir o cavalo o senhor Agostinho de Almeida; do lado esquerdo do cavalo o senhor Daniel Martins que comandava a marcha e do lado direito a dona Maria Coutinho atrás do cavalo os marchantes.
Fotografia da bandeira- ao centro o senhor Aníbal Almeida; do lado esquerdo a dona Gracinda Loureiro e do lado direito a dona Belita.
Esta fotografias foram oferecidas por dona Belita e vou guarda-las no arquivo fotográfico de Pascoal.
A bandeira tem mais historias que em breve se contaram.
Nota publicada no Caderno de Notas para a historia de Pascoal em 15 de Junho 2016 mas só agora divulgado porque houve um entendimento para não as divulgar antes da festa Pascoal 2016.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário