Espaço de divulgação da historia e cultura da localidade de Pascoal, no concelho de Viseu em Portugal. Da autoria e responsabilidade de Delfim Carlos R. Almeida
terça-feira, 24 de maio de 2016
CONGRESSO SOBRE ALMEIDA MOREIRA
Decorreu em Viseu nos dias 18, 19, 20 de Maio 2016 um congresso sobre a figura de Almeida Moreira.
Participei no congresso durante os três dias o primeiro decorreu no Museu Grão Vasco e os restantes na Escola Superior de Educação de Viseu.
Devo destacar duas das conferencias a de Raquel Henriques da Silva que frisou que Almeida Moreira teve o sonho de juntar as pinturas de Grão Vasco de Lamego no Museu Grão Vasco em Viseu em 1916 a oposição das elites de Lamego que não permitiu levou a criação do Museu de Lamego no ano de 1917. A outra conferencia que mereceu destaque foi a Luís Fernandes que analisou a vida de Almeida Moreira de 1873 a 1934. A vida de Almeida Moreira atravessou três regimes políticos muito diferentes a Monarquia (1873 a 1910), a primeira Republica (1910 a 1926), a segunda República de (1926 a 1934)conseguindo realizar na cidade de Viseu uma obra cultural digna de elogio.
O congresso passou um pouco ao lado da personalidade mandona e militarista do quero posso e mando do Almeida Moreira. Em minha opinião esta não abordagem da faceta de Almeida Moreira foi propositada. Um viseense que conheça um pouco da historia da sua cidade sabe que Almeida Moreira teve varias polémicas com o historiador e arqueólogo José Coelho e o pintor Almeida e Silva entre outros e até com a hierarquia da igreja durante a sua vida.
Almeida Moreira foi uma personalidade que como agente cultural fez de Viseu um jardim como gostava de auto-elogiar mas tinha um relação difícil com os restantes agentes culturais de Viseu do seu tempo.
Foram dias cheios de historia e historias sobre Almeida Moreira e os séculos XIX e XX em Viseu.
Uma palavra de elogio para a organização na pessoa do Rui Macário.
quarta-feira, 11 de maio de 2016
CONFERENCIA SOBRE OBRAS PRIMAS DA ARTE PORTUGUESA
Teve inicio no dia 10 de Maio no Teatro Viriato em Viseu o ciclo de conferencias sobre as obras primas da arte Portuguesa, organizado pela Câmara Municipal de Viseu e coordenado por Dra. Dalila Carvalho. A primeira conferencista foi a Dra. Maria Lurdes Craveiro que versou o tema da arquitectura.Estive entre o muito publico presente e gostei, foi muita explicita e concisa daria um "muito bom" para a conferencista que não conhecia e passeia a admirar.
A proxima conferencia será no dia 17 versando o tema da pintura.
terça-feira, 10 de maio de 2016
VISITA DO BISPO DE VISEU A PAROQUIA DE ABRAVESES E EM PARTICULAR A PASCOAL
Durante a visita pastoral que realizou a paroquia de Abraveses o bispo Dom Ilidio Leandro visitou a localidade de Pascoal e para recordar publicam-se algumas fotografias da autoria de Fernando Rodrigues Ferreira. /////////////////////////////////////////////////
Legendas das fotografias: //////////////////////////Fotografia 1 de (cima para baixo)- Saudação das crianças de Pascoal ao senhor bispo. /////////////////////Fotografia 2 bispo Dom Ilidio dentro da igreja de Pascoal./////////////////////////////////// Fotografia 3 Pároco Abraveses António Henrique, bispo dom Ilidio Leandro e pároco Marco secretario do senhor bispo durante a missa na igreja de Pascoal////////////////////////////////Fotografia 4 passadeira de flores em frente a igreja de Pascoal./////////////////////////////// Fotografia 5 a Irmandade Nossa Senhora dos Prazeres de Pascoal em formatura na recepção ao senhor bispo.
Mais fotografias e videos desta visita na pagina do facebook - Pascoal historia e cultura - visitem-na - Delfim Almeida
sexta-feira, 6 de maio de 2016
VISITA DO BISPO DE VISEU D. ILIDIO LEANDRO A PAROQUIA DE ABRAVESES
O Bispo de Viseu Dom Ilídio Leandro de 2 a 8 Maio 2016 realiza uma visita pastoral a paroquia de Abraveses. Da extensa agenda deve destacar-se o dia 3 de Maio quando se deslocou a localidade de Pascoal e em frente da Igreja foi acolhido com muita alegria pela população de Pascoal. Nesse mesmo dia (3 Maio) deslocou-se o bispo de Viseu ao monte de Santa Luzia. Estive no monte Santa Luzia a fazer o acolhimento junto com mais uma dezena de Pascoalenses incluindo o fotografo Fernando R. Ferreira que me tirou uma fotografia em frente a capela Santa Luzia do Alto para mais tarde recordar. Quando o fotografo colocar mais fotografias publica-las-ei neste blogue.
Subscrever:
Mensagens (Atom)