Espaço de divulgação da historia e cultura da localidade de Pascoal, no concelho de Viseu em Portugal. Da autoria e responsabilidade de Delfim Carlos R. Almeida
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
CADERNO NOTAS PARA A HISTORIA DE PASCOAL - Caderno 5; Parte III
21- Irmandade do Santíssimo Sacramento de Abraveses
Coloquei uma nota do roteiro bibliográfico II na quota 120 sobre a Irmandade Santíssimo Sacramento de Abraveses, instituída no ano 1876.
Pascoal, 28 de Julho 2011 //////////////////////////////////////////////
22- Ana Francisca
De Ana Francisca de Pascoal, pouco se sabe nesta data a não ser que foi uma benemérita através de um legado pio e que tinha direito a que por sua alma uma vez no ano fosse rezada uma missa. Este facto consta na acta da junta de freguesia de Abraveses de 10-05-1914 e mais tarde repetido na acta de 27-12-1914.
Quem era e o que ofereceu para ter esta distinção, nada se sabe.
Pascoal, 8 Agosto 2011 /////////////////////////////////////////////////////
23 – Internet ao serviço da historia local
Tinha necessidade de confirmar o autor de uma fonte importante para a história de Pascoal do qual tinha uma cópia em papel mas faltava o autor e livro onde foi publicado. Tomei a decisão de ir a biblioteca municipal D. Miguel da Silva confirmar “in loco”. Mas os dias que mediaram até ir a biblioteca decidi ir a internet e tentar pelo nome do autor que julgava ser e buscar a informação.
A primeira tentativa foi parar a uma universidade americana que tinha digitalizado o livro que eu pretendia consultar e na primeira tentativa estive próximo de conseguir mas o tempo limitado que dispunha impediu a concretização. A segunda tentativa consegui obter o que desejava e ainda obter cópia digital do mesmo documento e obter o nome do autor e do livro onde foi publicado.
A internet é constituída por um conjunto de computadores com informação em todo mundo e através de motores de buscar através de uma ao duas palavras pode chegar-se ao que se pretende e pode ser uma ferramenta muito importante para a historia local ao permitir ter acesso a livros que só poderiam ser consultados em bibliotecas publicas mas também tem muito lixo e é preciso ter muito cuidado com a informação recolhida.
Pascoal, 1 Dezembro 2011 //////////////////////////////////////////////////////
24- Actualização do Arquivo Contemporâneo Historia Pascoal
Terminei a actualização do arquivo contemporâneo da historia de Pascoal entrada por entrada assim como a forma de o arquivo evoluir no futuro. A evolução do arquivo tem sido o problema que designo de “ calcanhar de Aquiles”. A grande quantidade de documentos e a forma do guardar tem sido um problema mas espero ter encontrado a solução que permita o crescimento do arquivo de forma organizada.
Pascoal, 07 Agosto 2012 ///////////////////////////////////////////////////////////
25 – Ficheiro dos Óbitos de Pascoal
É necessário criar uma ficha informatizada numerada com os dados dos óbitos que constam dos registos paroquiais de acordo com a leitura destes dados.
A ficha informatizada permitirá criar uma base de dos com os nomes de todos os que aparecem na ficha, falecido, pai, mãe, esposa, marido sempre relacionada com o número da ficha informatizada.
A base de dados com os nomes será por ordem alfabética sempre a começar pelo primeiro nome e no caso de haver mais de um nome igual - António; António Almeida; António Almeida Santos;
Este ficheiro permitirá saber quando e a família dos óbitos ocorridos.
Quota do arquivo contemporâneo historia de Pascoal – 5.20 – Registo Óbitos; 5.34.11 Registo paroquiais e ver no dossier 32.
Pascoal, 8 Agosto 2012 ///////////////////////////////////////////////////////////
26 – Arquivo Distrital de Viseu – online
A revista da Feira de São Mateus do ano 2012, informava que os registos paróquias da freguesia de Abraveses já estavam na internet (online). Fui verificar mas está apenas a quantidade de livros e os anos dos mesmos. Mas ao consultar verifiquei que já existem documentos que são possível já visualizar no computador. Consultei dois livros um deles faz as descrições das igrejas paroquiais do século XVII os documentos avulsos do qual retirei algumas notas:
Doc-8 ano 1808 José Almeida Ladário de Abraveses; doc-23 ano 1760 Manuel Nunes Abreu de Abraveses; doc-24 ano 1762 José Lopes de Matos de Quintela; doc-26 ano 1776 Francisco Gomes e Jerónimo Pinheiro ambos de Abraveses; doc-28 ano1778 Manuel Rodrigues Pedreiro de Abraveses; doc-31 ano 1786 António Lopes Perfeito de Viseu, miunças em Abraveses; doc-36 Jerónimo Pereira pinheiro de Abraveses; doc-36 Joaquim José Amaral morador em Viseu miunças em Abraveses; doc-37 ano 1806 Manuel Rodrigues Branco de São Martinho; doc-337 ano 1807 António Costa de Abraveses; doc-38 ano 1813 Francisco António de São Martinho miunças em Abraveses; doc-41 ano 1817 Joaquim José Rodrigues morador em Viseu miunças em Abraveses; doc-43 ano 1821 António Costa de Abraveses; João Rodrigues Costa de Bassar uma terça da Igreja do Campo de Madalena; doc-55 ano 1905 propriedade do Asilo Infância Desvalida na Povoa de Abraveses; doc-55 a 62 bulas dos Papas; doc-63 ano 1675 capelas e igrejas paroquiais; doc.66 ano 1587 Francisco Monteiro prazo de Santo Estêvão. As pessoas referenciadas foram todas intervenientes num documento público de escritura de aluguer de terras ou outro sobretudo tendo como interlocutor a igreja de Viseu.
Estes nomes podem ser úteis para conhecer melhor a história de Pascoal dos séculos XVII; XVIII; XIX.
Pascoal, 12 de Agosto 2012 //////////////////////////////////////////////////////
27 – Actualização da monografia de Pascoal
A monografia de Pascoal é um trabalho escrito em 2007 e desde essa data surgiram muitos dados novos para a história de Pascoal. Pensei actualiza-la de forma a torna-la mais actual e dinâmica com a introdução dos novos dados.
Em a paróquia de Abraveses colocar a listagem de padres desde 1808 a 2012. Outro exemplo na entrada da Junta de Freguesia de Abraveses colocar todos os executivos conhecidos. Na entrada das festas colocar cartazes e fotografias da marcha vagabunda. Na entrada demografia colocar os novos dados dos censos. Na entrada da Irmandade Na. Sra. Prazeres colocar as mesas desde 1798 a 2012 e a imagem ou fotografia de Na. Sra. Prazeres. Na entrada da confraria de Santa Barbara colocar os novos dados sobre a festa que se encontram no livro Portugal antigo e moderno de Pinho Leal. Na entrada da capela de Pascoal colocar a planta do arquitecto Carlos Chaves.
Estas e muitas outras alterações permitiram actualizar um texto escrito no final dos anos 90 do século XX para um novo texto da segunda década do século XXI.
Pascoal, 16 Agosto 2012 ////////////////////////////////////////////////////////
28 – Irmandade Na. Sra. Prazeres
Existe uma necessidade de fazer uma listagem das mesas que dirigiram a Irmandade Na. Sra. Prazeres desde 1798 a 2012. Mas desde logo a dificuldade de não haver um livro onde essa informação se encontre e ter de procurar em vários livros da irmandade sobretudo no das actas e no dos assentos. Do trabalho realizado por mim escrito em 1991 com o nome de “livros fora do activo da Irmandade Nossa Senhora dos Prazeres entre 1798 a 1980 – contribuições para o seu estudo” e impresso em computador consta muita informação entre os anos de 1798 a 1975 mas com uma deficiente edição em computador a mais de vinte anos (1991-2012) vai obrigar a consulta do original manuscrito que conservo no arquivo contemporâneo para historia de Pascoal (achp) na quota 5.33.
Para os anos posteriores a 1975 vai ser necessário falar com o actual secretário da mesa para fazer uma consulta aos livros de actas e assentos para saber os elementos que serviram a instituição de entre os quais me incluo no ano 1995 servindo a vara de secretario.
Pascoal 23 Agosto 2012 ///////////////////////////////////////////////////////////////
30 – Registo Paroquiais da Freguesia de Abraveses na Internet
Encontrei na internet na página do Arquivo Distrital de Viseu os registos paroquiais da freguesia de Abraveses. É fantástico poder consultar em casa através do computador e imprimir os registos paroquiais.
Viseu, 24 Outubro 2012 ///////////////////////////////////////////////////////////
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário