sexta-feira, 25 de abril de 2025

CINQUENTENARIO DAS PRIMEIRAS ELEIÇÕES LIVRES 1975-2025 - II


                                                     Foto da primeira pagina do jornal Publico de 25/04/2025

              Há 50 anos votou-se pela primeira vez em liberdade

            O ambiente era de festa e alegria

Depois de um processo lento e moroso que foi o recenseamento  eleitoral e do necessário entendimento entre os políticos chegou o dia em que o povo foi chamado para escolher os seus eleitos.

            Foi um dia de alegria e os Pascoalenses lá foram a escola de Abraveses votar.

            E todos esperaram pelos resultados finais que chegaram pela radio e televisão já noite dentro e no distrito de Viseu o resultado foi:  o PPD 6 deputados o CDS 2 deputados e o PS 2 deputados, a assembleia constituinte.

            As memorias pessoais sobre este dia importante na vida de todos nós vão ser objeto de uma nova edição das conversas no largo da Tílias em Pascoal no dia 1 de maio 2025. Neste encontro com a historia cada um dos intervenientes vai testemunhar como viveu este dia 25 de Abril de 1975 e os dias seguintes até 1 maio 1975 e gravadas para memoria futura.

 

Nota 16 publicada no caderno de notas para a historia de Pascoal vol. IX  em 25 de Abril 2025

 Delfim Almeida

 


 

 

quinta-feira, 24 de abril de 2025

CINQUENTENARIO DAS PRIMEIRAS ELEIÇÕES LIVRES 1975-2025 – I

 

         Neste dia 24 Abril 1975 a cinquenta anos vivia-se a ansiedade de se poder votar em liberdade.

         Todos estavam expectantes de saber se o seu nome constava dos cadernos eleitorais  e como votar e de saber o resultado final.

         O tempo que mediou de Fevereiro a Abril de 1975 decorreu uma operação enorme e brilhante para todos os que participaram o recenseamento eleitoral.

         Os meus pais e os meus avós lá foram votar a Abraveses foi um dia cheio de alegria que valeu pelo tempo que tiveram de  esperar na fila para votarem.

         Amanhã sabe-se o resultado pela rádio e televisão.

 

Nota: Em 1975 eu tinha 11 anos idade e compreendi vem o processo eleitoral democrático porque o meu pai – Carlos Alberto Rodrigues de Almeida era membro da Junta de Freguesia de Abraveses ocupava o cargo de tesoureiro (1975-1977) e a politica circula no ar lá de casa e foi um bicho que ficou.

         Viva o 25 Abril e a Liberdade que nos permitiu

 Nota - 15, publicada no caderno de notas para a historia de Pascoal vol. IX  publicada a  24 Abril 2025 - Delfim Almeida