domingo, 22 de outubro de 2023

CULTURANDO Nº 1 – 10-09-1983



 

            Há quarenta anos em Julho 1983 um grupo de jovens iniciou uma nova dinâmica cultural, desportiva e recreativa na Associação Cultural Recreativa de Pascoal que hoje se designa por Associação Cultural Recreativa e Social de Pascoal dessa nova dinâmica surgiu em setembro 1983 o numero um do jornal “Culturando”, cuja primeira pagina aqui publicamos.

            È importante para muitos que participaram nessa dinâmica recordar para os mais jovens perceber que a quarenta anos Pascoal fervilhava energia e atividades na Associação Cultural Recreativa e Social de Pascoal.

            Além da primeira página publicamos os titulos das noticias que saíram no jornal “Culturando”: Pagina 1 – Editorial; Saneamento e Água; Apascal; Alminhas; Pagina 2 - Alminhas; Pagina 3 - Cultura; Página 4 – Desporto; Atletismo; Pagina 5 – Juventude; Pagina 6 – Alfabetização; Pagina 7 – Passatempos; Pagina 8 – Poesia.

            Estes exemplares do jornal “Culturando” que vamos publicar existem no Arquivo Contemporâneo para a Historia de Pascoal e quem os desejar consultar bastar contatar : Delfim Almeida ou Fernando Rodrigues Ferreira.

            Nota 8 publicada no caderno de notas para a historia de Pascoal volume IX em 22 de Outubro 2023

domingo, 10 de setembro de 2023

OFERTAS AO ARQUIVO CONTEMPORÂNEO PARA A HISTORIA DE PASCOAL



 

         Foram oferecidos ao Arquivo Contemporâneo para a Historia de Pascoal – (ACHP) um conjunto de documentos de um particular. (ver fotografia)

            Agora vai seguir-se o trabalho que vai ser longo de limpeza, ordenação, registo e guardar em pastas para mais tarde poder ser consultado por quem desejar.

           Nota numero 7 publicada no caderno de notas para historia de Pascoal, volume IX em  21 Agosto 2023

domingo, 20 de agosto de 2023

BOMBOS DE PASCOAL - LEMBRA-ME UM SONHO LINDO COM 40 ANOS 1983-2023

 

A Comissão de Festas de Pascoal de 1983 a qual pertenci, comprou uns bombos, um bombo grande e duas tarolas para animar os dias das festas em Pascoal.

            Durante os quarenta anos, muitas peles dos bombos se rebentaram e muitos Pascoalenses mostraram o seu talento a tocar os bombos.

            Ainda hoje se discute de quem são os bombos das Comissões de Festas ou da Associação Cultural Recreativa e Social de Pascoal. A resposta é facil : são da Associação Cultural Recreativa e Social de Pascoal que ao longo dos ultmos quarenta anos os guardou hovesse ou não Comissão de Festas em Pascoal.

            Pertencer a Comissão de Festas de Pascoal do ano de 1983, lembra-me um sonho lindo com quarenta anos.

Delfim Almeida

 

Nota publicada no "caderno de notas para a historia de Pascoal" volume IX com o numero 6 em 16 Julho 2023

 


domingo, 19 de fevereiro de 2023

VISITA AOS MARCOS DO LIMITE NORTE DA FREGUESIA ABRAVESES COM A FREGUESIA DO CAMPO DE MADALENA


 


            No dia 5 de fevereiro, visitei na companhia do Nelson Marques, do Fernando Rodrigues Ferreira e do António Lopes Marques os marcos que delimitam a freguesia de Abraveses com a freguesia do Campo de Madalena e as localidades de Pascoal e Vila Nova do Campo na área sudoeste do Monte de Santa Luzia.

            O guia desta visita foi o António Lopes Marques que com a suas vivências de mais de duas décadas como presidente da Junta de Freguesia  do Campo de Madalena nos guiou na localização dos marcos.

            Uma tarde bem passada na companhia destes três amigos e aumentado o conhecimento.

            /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////Nota 4 do caderno de notas para a história de Pascoal - volume IX em 6 fevereiro 2023

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

FALECEU BELITA LOUREIRO

 


 


 

Pascoal ficou hoje mais pobre, faleceu, Belita Loureiro, que devido a sua alegria, trabalho e irreverência ficou intimamente ligada a história de Pascoal dos anos 50 e 60 do século XX.

Belita Loureiro, no  ano de 1957 pensou e bordou a bandeira das festas de Pascoal e em 2017 bordou uma nova bandeia para as festas de Pascoal.

O seu nome é Isabel do Couto Loureiro, foi professora primária viveu e morreu em Lisboa.

Amava Pascoal participou nas festas e macha no seu tempo de juventude. A sua irreverência e desamores levaram-na para Lisboa nunca esquecendo Pascoal que visitava muitas vezes.

Em 2017 foi alvo de uma homenagem publica promovida pela página “Pascoal Historia e Cultura”, pela Comissão de Festas de Pascoal 2016-2017 e pela Associação Cultural Recreativa e Social de Pascoal durante a homenagem a dona Belita Loureiro, ofereceu uma nova bandeira a comissão de festas de Pascoal.

Uma Pascoalense muito a frente no seu tempo

A vida e obra de Belita Loureiro marcou o imaginário dos Pascoalenses e eu também e desejei muito conhecê-la pessoalmente e com a ajuda do meu amigo Fernando Rodrigues Ferreira tive esse encontro em 2015. Foi um belo encontro pois falou-se de tudo e ficou gravado digitalmente.

Vai regressar a sua  “terra mãe” Pascoal para ficar mais próxima dos seus familiares e amigos.

        Nota 3 do volume IX do caderno de notas para a historia de Pascoal publicado em 19 Janeiro 2023