domingo, 27 de fevereiro de 2022

#Roteiro Bibliográfico para a História de Pascoal -6


 O livro "Roteiro Arqueológico do Concelho de Viseu do autor João Luís Inês Vaz, editado em Viseu em 1987" contêm muita informação sobre o castro do Monte de Santa Luzia. Um bom guia do final da década de 80 do seculo XX a ter em conta porque o seu autor fez varias temporadas de escavações arqueológicas no castro do Monte de Santa Luzia.

Delfim Almeida

domingo, 20 de fevereiro de 2022

#Roteiro Bibliográfico para a História de Pascoal -5


        O livro Guia de Portugal - Volume III - Tomo II - editado por a Fundação Calouste Gulbenkian reedição de 1984 responsabilidade de Santa Ana Dionísio editado originalmente na década de 40 do seculo XX descreve-nos o monte de Santa Luzia e as dificuldades de acesso, "mas não servido de estrada de acesso". Descreve-nos ainda o convento São Francisco do Monte na localidade de São Martinho de Orgens. A leitura deste guia permite-nos ter uma descrição da cidade Viseu e arredores na primeira metade do século XX.

Delfim Almeida

domingo, 13 de fevereiro de 2022

#Roteiro Bibliográfico para a História de Pascoal -4

 


O livro "Viseu Roteiros Republicanos dos autores António Rafael Amaro e Jorge Adolfo M. Marques - edição de 2010" é um dos livros que faz parte do roteiro bibliográfico para a historia de Pascoal e contem boas referências para a historia de Pascoal como a do pároco de Abraveses que em 1914 que foi preso por participar numa revolta a favor da monarquia  contra a republica que já eu já conhecia da leitura das atas da Junta de Freguesia de Abraveses mas que esta fonte bibliográfica veio confirmar. Um bom livro para o período republicano (1910-1926) no concelho de Viseu.

Delfim Almeida

domingo, 6 de fevereiro de 2022

#Roteiro Bibliográfico para a História de Pascoal -3

 


O livro Viseu - Instituições Politicas do autor Maximiano Aragão, editado em 1928 é um livro com importância para a historia de Pascoal. São varias referências sobre Pascoal mas a mais importante é sobre as ordenanças - instituição militar que durou até 1834. 

Delfim Almeida