O documento apresentado pertence a entrada "Ribeira de Mide" do arquivo contemporâneo para a historia de Pascoal marca o inicio em que um grupo de moradores de Pascoal tentou em 1972 impor o um nome para o um bairro em Pascoal.
Esta tentativa levou a uma guerra surda entre Pascoalenses, coloca placa com o nome do bairro Sta. Luzia e de seguida derruba a placa, foi assim durante muitos anos e este documento marca esse momento da nossa história coletiva. Somos todos de Pascoal desde a ribeira de Mide até Moselos e desde o monte de Santa Luzia até Quintela de Orgens independentemente se moramos (bairros) na Baralha, Eirô, nas Canadas ou na Nova ou outros. Quem nasceu ou mora em Pascoal a mais de três décadas conhece bem este problema.
O arquivo contemporâneo para historia de Pascoal ajuda a esclarecer esta e outras vivências coletivas de Pascoal dai o nosso apelo:
Não deite nada fora, papeis e outros documentos que sirvam a memoria coletiva o arquivo contemporâneo para historia de Pascoal guarda-os para o futuro.