domingo, 27 de junho de 2021

ANDAR AOS PAPEIS #23

 

    O documento apresentado pertence a entrada "Ribeira de Mide" do arquivo contemporâneo para a historia de Pascoal marca o inicio em que um grupo de moradores de Pascoal tentou em 1972 impor o um nome para o um bairro em Pascoal. 

    Esta tentativa levou a uma guerra surda entre Pascoalenses, coloca placa com o nome do bairro Sta. Luzia e de seguida derruba a placa, foi assim durante muitos anos e  este documento marca esse momento da nossa história coletiva. Somos todos de Pascoal desde a ribeira de Mide até Moselos e desde o monte de Santa Luzia até Quintela de Orgens independentemente se moramos (bairros) na Baralha, Eirô, nas Canadas ou na Nova ou outros. Quem nasceu ou mora em Pascoal a mais de três décadas conhece bem este problema.

    O arquivo contemporâneo para historia de Pascoal ajuda a esclarecer esta e outras vivências  coletivas de Pascoal dai o nosso apelo:

Não deite nada fora, papeis e outros documentos que sirvam a memoria coletiva o arquivo contemporâneo para historia de Pascoal guarda-os para o futuro.

domingo, 20 de junho de 2021

ANDAR AOS PAPEIS #22

 
 Este documento é a primeira ata da Junta de Freguesia de Abraveses que á época se designava de Junta da Paroquia da Freguesia de Abraveses. Esta ata de 11 agosto de 1912 designada por ata extraordinária teve como fim vender baldios a Companhia de Caminhos de Ferro do Vale do Vouga que "pretende adquirir para a construção da referida linha seis mil novecentos e cinquenta um metros quadrados de terrenos baldios pertencentes a esta junta da paroquia ... fazê-lo pelo preço cinco reis o metro...
"Não deite nada fora, papeis e outros documentos que sirvam a memoria coletiva o arquivo contemporâneo para historia de Pascoal guarda-os para o futuro.
  

domingo, 13 de junho de 2021

ANDAR AOS PAPEIS #21


      O documento apresentado pertence a entrada "Registos paroquiais de óbitos de Abraveses" do arquivo contemporâneo para a historia de Pascoal e mostra-nos o primeiro registo paroquial de óbitos em Abraveses.

    Os registos de óbitos  aparecem como primeiro passo em1857 para a autonomia da paroquia de Abraveses que acontece em 1889.

    O leitor mais atento deste documento verificará que o local de sepultura em 1857 é a igreja de Abraveses pois o cemitério de Abraveses só é inaugurado em 1866.

domingo, 6 de junho de 2021

ANDAR AOS PAPEIS #20


     Este documento pertence ao projeto do cemitério de Pascoal realizado no  ano 1988 pela Camara Municipal de Viseu para a Junta de Freguesia de Abraveses, da entrada "Cemitério de Pascoal" do arquivo contemporâneo para a historia de Pascoal. O cemitério de Pascoal veio a ser inaugurado em 1992.

    Não deite nada fora. papeis ou outros documento que ajudem a preservar a memoria coletiva de Pascoal no arquivo contemporâneo para a historia de Pascoal nós guardamos.