“Andar aos papeis” – é um projeto de recolha de papeis, documentos cartazes e propaganda eleitoral para o Arquivo Contemporâneo para a História de Pascoal.
O Arquivo Contemporâneo para a História de Pascoal, é constituído por um conjunto de mais de 2473 documentos em papel, num conjunto de 15 pastas de arquivo, onde se guardam documentos com interesse para a história de Pascoal, e tem um conjunto de 45 entradas. Tem vindo a constituído desde 1983 e, encontra-se em Pascoal.
Só para dar uma panorâmica do Arquivo Contemporâneo para a História de Pascoal das 45 entradas aqui ficam apenas seis: Comissão de moradores de Pascoal; Irmandade Nossa Senhora dos Prazeres; Associação Cultural Recreativa e Social de Pascoal; Cartazes; Monte de Santa Luzia; Baldios. Quem tiver documentos sobre estas e outras instituições, ou cartazes das festas onde participou e quiser deitar fora pode entregá-los para serem guardados e servirem para memoria futura.
A entrega pode ser feita aos dois administradores da página “Pascoal Historia e Cultura” na rede facebook nas pessoas de, Delfim Carlos Rodrigues de Almeida ou, Fernando Rodrigues Ferreira ambos residentes em Pascoal.
Apela-se a entrega de documentos, mas quem desejar também o pode consultar, basta solicitar aos administradores da página “Pascoal História e Cultura”.
Semanalmente na página do facebook “Pascoal História Cultura” ira ser divulgado um documento, para mostrar a diversidade do Arquivo Contemporâneo para a História de Pascoal. Esta semana com o título “Andar aos papeis #1” – irá ser divulgado um documento da rubrica, cartazes: o cartaz do 1º Encontro de Cantadores de Janeiras de Pascoal realizado no largo do Rossio em Pascoal, em, 5/1/1985.
Não deite nada fora que servia a memoria coletiva. Nós guardamos, para que no futuro se possa recordar! Bem haja. /////////////////////////////////////////////////////////////////Nota 25 publicada no caderno notas para historia de Pascoal Volume VIII em 23 de Janeiro 2021