Espaço de divulgação da historia e cultura da localidade de Pascoal, no concelho de Viseu em Portugal. Da autoria e responsabilidade de Delfim Carlos R. Almeida
domingo, 30 de abril de 2017
ARQUIVO CONTEMPORÂNEO PARA HISTORIA DE PASCOAL - DIGITAL
Criei o arquivo contemporâneo para a história de Pascoal – digital, com documentos que não tem suporte em papel.
Este arquivo não está organizado por temas ao assunto mas por ordem de entrada dos documentos.
////////////////////// Nota 6 do caderno de notas para a historia de Pascoal Vol- VII ////25 Abril 2017
quarta-feira, 26 de abril de 2017
ROMARIA A SENHORA DO CRASTO
Fui em romaria a Senhora do Crasto no alto com o mesmo nome na Serra do Crasto na paróquia de Vil de Soito na freguesia de Vil de Soito na quinta de Ferronhe no concelho de Viseu. Como é tradição na segunda-feira a seguir a Páscoa realiza-se a mais de quatro séculos a romaria e festa em honra de nossa senhora do Crasto.
Do largo onde se situa a capela senhora do Crasto tem-se uma vista soberba sobre a serra do Crasto a norte; a sul o vale onde se situa Vil de Soito e a quinta de Ferronhe onde a capela senhora do Crasto pertence; a oeste a serra do Caramulo; este vê-se a cidade de Viseu. Só pela vista vale a visita.
Como romeiro rezei dei a minha oferta e trouxe uma pagela com a imagem de nossa senhora do Crasto para mais tarde recordar.
A capela no seu interior além da imagem da senhora do Crasto tem dois alteres laterais do lado direito quem entra com Cristo crucificado e do lado esquerdo santo Amaro a precisarem de cuidado técnico na limpeza e restauro da pinturas e dos altares.
Encontrei muitos amigos e conhecidos sendo que no caminho encontrei-me com o Fernando Rodrigues Ferreira, um amigo, e administrador da página no facebook “Pascoal Historia e Cultura” e apaixonado pela fotografia que me tirou uma fotografia.
Um dia passado em contacto com a natureza que terminou ao fim da tarde com um lanche em família no parque de merendas na serra do Crasto. ///////////////// Nota 5 do caderno de notas para a historia de Pascoal - volume VII - Pascoal 17 Abril 2017
//////////////////////////////////Fotografias da autoria de Fernando Rodrigues Ferreira
VISITA PASCAL EM PASCOAL 2017
Grupo da visita pascal em Pascoal, paroquia de Abraveses, concelho Viseu. Da esquerda para direita Delfim Almeida,Rodrigo Vaz e Afredo Santos - Pascoal 16 Abril 2017
terça-feira, 25 de abril de 2017
VIA-SACRA PAROQUIAL DE ABRAVESES REALIZADA EM PASCOAL
A via-sacra paroquial de Abraveses que já vai na terceira edição (2015 em Moure Carvalhal; 2016 na Povoa de Abraveses) em 2017 decorreu em Pascoal.
Teve início no lugar da Moliqueira início da Rua da Catramona, percorreu as ruas do Vale Valego, rua Senhora da Esperança, largo Tileiras, rua santa Barbara, largo Rossio, rua senhora Fátima, avenida Manuel Loureiro, rua Penedo Saudade e travessa do Codeçal ao longo das quinze estações.
O público ao longo das várias ruas em Pascoal ascendeu a perto de quatro mil pessoas.
Os Pascoalenses participaram em grande número nos cerca meia centena de figurantes.
O povo de Pascoal mostrou o melhor do trabalho das suas gentes que ao longo de varias semanas tudo fizeram para que a via-sacra paroquial fosse uma manifestação de fé religiosa com muito brilho e êxito.
Seguem-se algumas fotografias que mostram os Pascoalenses e o esforço que realizaram para o sucesso da via-sacra paroquial de Abraveses em Pascoal. //////////////// - Nota 4 retirada do caderno notas para a historia de Pascoal Vol.VII em 14 Abril 2017.
NOTAS DE LEITURA DA BIOGRAFIA DE MAXIMIANO ARAGÃO
Terminei a leitura da biografia de Maximiano Aragão da autoria J.M. Campos Pereira editada pela secção de Viseu da Ordem dos Advogados e mais uma agradável cedência do amigo Paulo Galveias. Uma leitura que me surpreendeu com passagens da sua vida que desconhecia como a de advogado e de político que sofreu demissões dos cargos que ocupava em Outubro 1910 por ser um monárquico convicto.
Retirei uma nota para o Roteiro Bibliográfico para a Historia de Pascoal de uma imagem de líderes políticos monárquicos de Viseu onde consta o Dr. Joaquim Saldanha que á época era proprietário da Quinta de Santo Estevão e participou em conjunto com o padre da paróquia de Abraveses José Paiva Coelho na tentativa revolucionária de 21 de Outubro de 1913 para tentar derrubar o regime político da República. /////////////////////// Nota 3 - caderno de notas para historia de Pascoal Vol.VII em 12 Abril 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)